Habitar o Museu com a Criança Pequena: Formação Colaborativa como Possibilidade

Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade propõe um novo olhar sobre a presença da criança pequena no museu de arte. A autora problematiza um campo híbrido por envolver educação, formação, arte, professores da infância e profissionais do museu. Nesse sentido, a obra apresenta-se como uma importante referência em todos esses campos, a partir de uma fundamentação teórica sólida e exemplos concretos de ação em contextos nacionais e internacionais. O trabalho de campo apresentado na obra uniu professoras da educação infantil da cidade de Curitiba (PR) e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) na formação denominada "Para Habitar o Museu com o Público Infantil", a qual gerou a exposição Com Olhos de Criança: o acervo do MuMA, com curadoria coletiva. Os dados gerados, formados por narrativas escritas e de imagem, observação participante e notas de campo durante todo o processo, constituíram o corpus de análise do estudo. Ao findá-lo, houve a indicação de que a formação cultural inserida no processo de formação continuada, como formação colaborativa, é uma possibilidade de contribuir no desenvolvimento profissional de professores da infância e de profissionais do museu, necessário para que as crianças pequenas possam habitar o museu. Assim, esta obra é leitura fundamental para todas as pessoas interessadas em arte, educação, formação, infância, processos de mediação cultural e educação museal.