Janonismo Cultural

Em seu livro de estreia, o deputado federal André Janones revela detalhes dos bastidores das eleições de 2022 e mostra como seu método de guerrilha digital, o Janonismo Cultural, foi decisivo para a derrota do bolsonarismo.

"Enquanto parte da esquerda tentava conter os avanços de uma extrema direita homicida com abaixo-assinado, abraços quentinhos e poesia, o controverso deputado André Janones estava na linha de frente, mostrando que, para combater defensores de armas, às vezes é preciso ações e estratégias mais eficazes e inteligentes do que flores e emojis de corações. Eruditos e pacifistas podem torcer o nariz para táticas e reações agressivas, algumas no limite da lei, mas, afinal, não é disso que se trata a guerrilha digital? Será que o amor teria vencido, e hoje eu estaria escrevendo estas linhas vivendo em uma democracia, não fosse a abençoada raiva de pessoas indignadas?"

O questionamento acima é da escritora e roteirista Tati Bernardi, mas poderia ser de qualquer pessoa que tenha acompanhado atentamente o período que antecedeu as eleições de 2022 no Brasil. O que não faltou foi tentativa cheia de boa intenção, mas esvaziada em efetividade no combate à ascensão do bolsonarismo. Se não fosse a atuação estratégica do autor deste Janonismo Cultural, André Janones, nas redes sociais e nas articulações políticas, muito provavelmente o resultado nas urnas não teria sido o mesmo.

Janones foi incansável na batalha pela retomada da democracia no Brasil. Seu papel na campanha vitoriosa que impediu a reeleição de Jair Bolsonaro foi definidor. Seu método, combativo e popular, que ficou conhecido como Janonismo Cultural, causou certo espanto em todos e demasiado incômodo nos oponentes antidemocráticos. Em sua união com Lula, assistimos à política emergente de nossos tempos se encontrar com a política tradicional de longa data. Juntas, somaram força, conseguiram se impor nas redes e ganharam a eleição.

Aqui, entendemos como André Janones traçou sua metodologia de guerrilha digital – de quebra, aprendemos como usá-la – e temos acesso aos bastidores mais decisivos da história recente do país.

"André Janones – que traz aqui um livro metade manual de comunicação contemporânea sobre o uso de redes sociais, metade bastidores da campanha de 2022 – é um comunicador excelente da contemporaneidade. Seu papel e sua visão foram determinantes para a mais recente campanha de Lula e sua eleição." – Paula Lavigne, produtora e empresária

"Mais do que simplesmente tê-lo como um dos heróis deste momento histórico de nosso país, é importante pararmos para ouvi-lo. Aprendermos a lógica de sua atuação nas redes e de sua comunicação com o povo. André Janones é um fenômeno, um gênio intuitivo que muito tem a nos ensinar. Seguirá sendo fundamental para consolidarmos a vitória contra o fascismo e permitirmos que o povo siga tendo esperança em dias melhores. 'Janonismo Cultural' é muito mais que uma expressão bem-humorada. É uma ferramenta de disputa de poder." – Eduardo Moreira, economista, autor e palestrante