José Saramago

Nunca morre aquele que é lembrado. José Saramago continua vivo na leitura de seus livros, no debate em sala de aula, nos estudos especializados, nas releituras de novos escritores, em obras cinematográficas, teatrais e plásticas, enfim, revive cada vez que suas palavras reverberam e nos desacomodam. Os estudos aqui reunidos apresentam abordagens inovadoras e renovadoras da vitalidade dos escritos de Saramago, ao iluminarem diferentes facetas da obra do nobel português. Assinados por experientes e dedicados estudiosos da obra saramaguiana, os ensaios contemplam distintos aspectos do discurso ficcional, passando pelo romance, pelo relato de viagens, pelo conto, pela poesia, pelo teatro e pela literatura infantil, e abordando temáticas e polêmicas que atravessam a ficção do autor. Sem prescrever caminhos ou definir rumos, mas apontando rotas e abrindo sendas, os autores percorrem o complexo e labiríntico universo saramaguiano.