Manifestações Culturais Dos Tupinambás

A temática que aborda as culturas e comunidades indígenas no Brasil Colonial ainda se mostra tímida no cenário acadêmico. Assim, a presente obra busca contribuir na apresentação de um balanço distribuído em tópicos que, às vezes se afastam e às vezes se tocam e se complementam. Inicia com uma panorâmica da historiografia e depois sintetiza as hipóteses dos movimentos migratórios das principais comunidades. Depois de analisar o inventário do corpus legislativo, tenta compreender a difícil matriz de alianças, resistência e negociação entre grupos indígenas, Coroa portuguesa, europeus e grupos rivais. Finaliza discorrendo sobre a significativa, importante e autônoma, pelos menos nos primeiros contatos, Mitologia indígena com seus rituais e manifestações transcendentes. É uma narrativa que tem como única pretensão concorrer para mais reflexões sobre esse importante período de nossa história.