Metodologias Ativas

No campo educacional, seguimos com muitos desafios em proporcionar uma prática educativa voltada para a experiência significativa dos estudantes. Em diferentes realidades sociais e culturais, bem como em distintos segmentos de ensino, é bem verdade que a Educação segue sendo desvalorizada do ponto de vista socioeconômico e cultural. O peso de antigos paradigmas educacionais, a falta de investimentos e reconhecimento de profissionais, as mudanças tecnológicas, tendem a aumentar os obstáculos. O propósito desta obra, frente a esta realidade, é provocar reflexões e dialogar sobre a ação criativa e ativa das práticas pedagógicas, entendendo os desafios e as sobrecargas da docência e das demandas socioemocionais atuais. Nesta leitura, o diálogo versará pelos seguintes tópicos: - O que são metodologias ativas e qual a correlação destas com a busca de um olhar crítico frente a paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade; - Quais as possibilidades que a visão sistêmica das metodologias ativas nos traz, como a forma individualizada e personalizada do processo de aprendizagem e do ensino adaptativo, inclusive sob a perspectiva de inteligências múltiplas; - Frente a um olhar focado na aprendizagem significativa, quais as contribuições dos pilares da Educação da UNESCO, da BNCC e da Avaliação Formativa; - Quais as competências necessárias do docente para que este possa ativar, provocar e desenvolver junto aos estudantes a melhor e mais significativa experiência de aprendizagem; - Como ampliar e aprimorar a prática por meio de um repositório de metodologias ativas e da relação destas com o ensino híbrido (aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, aprendizagem em pares, modelo de rotação – rotação por estações, laboratórios rotacionais, rotação individual, sala de aula invertida); - Quais as contribuições extras para o campo da Educação, no que envolve design thinking, cultura maker, gamificação, STEAM. E também sob a perspectiva da Educação Empreendedora para a vida, bem como da Educação 4.0 e as nuances de um novo cenário de sociedade presente e futura. Além disso, temos uma surpresa neste livro! Compartilharemos uma ferramenta muito especial: um mapa de planejamento de metodologias ativas, atrelado à BNCC e outras diretrizes educacionais, para você usar nos seus projetos e nas suas aulas.