Modernidade em Desalinho

Rogério desenvolve seu trabalho com grande competência e informação, tanto documental quanto teórica, mais brilho expositivo e analítico, convidando o leitor a pensar sobre sutis nuances de um intelectual e artista de incontáveis faces.Raul Pederneiras foi identificado como um dos principais nomes brasileiros da caricatura e das artes gráficas que lhe são próximas, incluindo os quadrinhos. O rigoroso trabalho de Rogério Souza Silva acompanha exaustivamente o percurso do autor. Ao invés de um nome secundário num campo artístico considerado inferior, o que se vê nestas páginas é um multi-artista, que contribuiu largamente para a modernidade do traço caricatural entre nós. Pederneiras soube destacar-se na imprensa carioca pela ousada síntese do traço, inaugurando uma modernidade (problematizada, "em desalinho", como o título desta obra salienta tão bem) brasileira no gênero que o diferenciava tanto do teor clássico de antecessores, caso de Angelo Agostini, quanto do viés mais descritivo ou virtuosístico do traço de seus talentosos companheiros de geração. Rogério desenvolve seu trabalho com grande competência e informação, tanto documental quanto teórica, mais brilho expositivo e analítico, convidando o leitor a pensar sobre sutis nuances de um intelectual e artista de incontáveis faces. (Marcos Silva, FFLCH-USP)