Morrer

Quais significados e sentimentos são revelados por docentes com acadêmicos de enfermagem, ao lidar com pacientes em iminência de morte? Jovens cheios de vida e de sonhos a realizar após a formatura. Casar, constituir família e tantos outros planos, e de repente é surpreendido por mistérios que cercam temas polêmicos. Muitas vezes já vividos, mas sob outras óticas, dependendo da cultura, da religião, do pensar filosófico, no ocidente com um todo. A cultura oriental percebe a morte com olhar muito diferente do nosso, ocidental. Apesar de ser a única certeza que temos nesta vida, a morte ainda é um tabu: quase não se fala abertamente sobre esse fenômeno e, consequentemente, ele não faz parte do nosso aprendizado cultural e cotidiano. Podendo assim, nos surpreender de forma abrupta e inacreditável.Falar de morte gera aos docentes grandes dificuldades, geralmente, provocadas por lacunas em sua formação. Lacunas existentes até hoje nas diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde. Várias respostas podem ser encontradas nesta obra, escrita a partir da realidade vivenciada por meio de leituras já reveladas na literatura e do cotidiano de cuidar de um Ser em iminência de morte. Cada experiência aqui descrita faz parte da vida e da alma de quem cuida com muito afeto.