Mulheres que interpretam o Brasil

A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro Mulheres que interpretam o Brasil, organizado pelos professores e pesquisadores Lincoln Secco, Marcos Silva e Olga Brites. Assinada por uma constelação de consagrados estudiosos das ciências humanas, esta importante e necessária obra dedica cada um de seus 45 artigos a grandes mulheres brasileiras cujas trajetórias pessoal e profissional impactaram enormemente a história do país, mas que, quase sempre, tiveram seus feitos obscurecidos e suas vozes silenciadas pela história oficial – branca, masculina, patriarcal e burguesa. Dessa forma, este livro, ao contrário das antologias do tipo "interpretação do Brasil", que costumam ser restritivas em relação ao gênero, resgata algumas das contribuições femininas (nas mais diversas áreas) à incessante tarefa de interpretar o país e o mundo a fim transformá-los, a despeito de todas as inúmeras e difíceis barreiras impostas às mulheres. Nas palavras dos organizadores da obra, "as interpretações do Brasil não se resumem à forma tradicional do ensaio ou da tese acadêmica. Há uma pluralidade de formas que serviram a outras leituras de nossa história. Elas impactaram a sociedade por meio das artes, cultura, atividade política e religiosidade tanto quanto os chamados clássicos do pensamento brasileiro, quase sempre restritos ao mundo masculino e das classes dominantes. Por isso, buscamos resgatar as mulheres que pensaram a realidade do país também a partir de sua diversidade social, fosse na Administração Pública, no teatro, na favela, nas religiões ou na universidade", mulheres sem as quais, "qualquer História do Brasil seria simplesmente falsa".