Este livro, organizado por Ana Maria Haddad Baptista e Judite Maria Zamith Cruz, reúne textos que abordam diversas linhas de pesquisa e atividades desenvolvidas através da Associação EntreSéculos. "Associação EntreSéculos (AES) é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado que tem a sede em Lisboa. Foi constituída por vontade das suas fundadoras, um grupo de mulheres de formação e experiências de vida diversificada, que há vários anos vêm investigando e estudando facetas da vida portuguesa nos séculos XIX, XX e XXI, e sentiram necessidade de preservar os espólios a que tiveram acesso, no domínio das ciências, da educação e instrução públicas, da indústria e da cultura. Enquanto grupo de estudo assumiu-se como um importante veículo para conjugar condições de instaurar memórias através de pesquisas, eventos culturais e momentos de recordações. Surgiram oportunidades, contactos, nacionais e internacionais, o que tem permitido aos membros da AES prosseguir com a respectiva actividade em prol dos seus fins essenciais: Promover e apoiar a cooperação entre centros de investigação nacionais e internacionais direcionados para as ciências da educação, história, património; dentre outros."