O currículo nas falas dos Makuxi da maloca do barro

Esta obra tem aqui o marco de um currículo que sai da roda de conversas com os anciãos, pais, mães, avós, tuxauas e lideranças, sobre os seus saberes Makuxi, na Maloca do Barro, da Região Surumu, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Saberes indígenas necessários ao currículo específico indígena desejado. Recorre aos temas de saberes indígenas e de práticas docentes no âmbito da educação escolar indígena. Os estudos sobre a palavra saber, ajuda a entender o objeto e o sujeito de referências com autores de Freire a Larraia. Da roda dos Makuxi à definição de cultura de Morin, contribui para a reflexão sobre a educação de futuro das crianças indígenas. Se nas falas dos anciãos, pais, mães, avós, tuxauas e lideranças têm anseios de currículo específico com saberes tradicionais e, também saberes de outras culturas, é porque querem a cultura indígena entre outras culturas. A educação indígena vive as concepções que fazem o ser Makuxi e a escola que pretende ser diferente deseja currículos de saberes específicos, que deve possibilitar os ensinamentos Makuxi por eles mesmos. A elaboração do currículo para uma escola comunitária, intercultural, bilíngue ou multilíngue, específica e diferenciada indígena, é um processo que se faz a passos lentos, porém, decisivos. O clamor do currículo Makuxi se estende através do currículo Wapichana, currículo Yanomami, currículo Waiwai, currículo Ye'kuana, currículo Kayapó, currículo Xukuru, currículo Kaingang, currículo Tukano, currículo Baniwa etc., através dos professores indígenas à educação brasileira.