Poesia Marginal, política e cidade

Wélcio de Toledo, em "Poesia Marginal, política e cidade", analisa a relação entre poesia marginal e formação da identidade cultural em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 e seus desdobramentos para a produção poética de hoje. Essa relação remete às primeiras décadas da nova capital do Brasil, período em que a cidade pulsava culturalmente na mesma medida em que o Regime Militar imposto em 1964 buscava silenciar as artes e a cultura no país. Poesia Marginal, política e cidade, suas imbricações e desdobramentos serão desvelados não só com o foco na capital do país, mas com o olhar abrangente sobre a cultura e política brasileira. O autor traça um percurso poético, buscando respostas e lançando outras questões fruto dessa busca, como entradas, saídas, bifurcações, encruzilhadas que surgem no caminho do poeta-flaneur-pesquisador. Autores como Walter Benjamin, Mário Pedrosa, Baudelaire, Luiz Costa Lima, Renato Ortiz, Hans Robert Jauss, entre outros, estão na base de suas referências bibliográficas. O diálogo da poesia com as outras artes, como teatro, artes visuais, cinema e música, está presente neste trabalho, permeado por histórias e análise de poemas de diversos autores brasilienses e de uma variedade de poetas marginais que fizeram parte da efervescência cultural e política do fim da década de 1970 e início de 1980, como, por exemplo, Chacal, Cacaso, Ana Cristina César, Torquato Neto, Alex Polari, Nicolas Behr, Leminski, entre vários outros.