Políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e da memória social

Você sabe por que a preservação cultura é tão importante? Esta obra levará o leitor, por meio da análise das Políticas Públicas do Estado do Amazonas, a conhecer a importância da preservação do patrimônio cultural dos Povos Indígenas do Vale do Javari, no período de 1988 até os dias atuais. Identificando como o Amazonas incorpora as teorias da cultura na construção e implementação dessas Políticas Públicas. No primeiro capítulo, o leitor conhecerá o levantamento histórico dos Povos Indígenas no Brasil até chegarmos à contextualização e localização dos Povos Indígenas do Vale do Javari. No segundo capítulo, explicaremos as culturas como forma de identificação e identidade dos povos, a aplicação do conceito de cultura e sua perspectiva como direito fundamental. No terceiro capítulo, serão expostos o conceito de Políticas Públicas, sua origem, suas fases e sua importância para o direito e para a sociedade. No quarto capítulo e último capítulo, apresentamos o relatório da pesquisa documental que fizemos junto à Secretaria de Cultura e à Fundação Estadual do Índio do Amazonas, além de órgãos oficiais nacionais e da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. Portanto, a obra em tela partiu do pressuposto de que, atualmente, a cultura não é fomentada ou protegida, conforme previsão Constitucional, apesar de sua importância para o reconhecimento de um povo.