Raízes do homem cordial

Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda "se propunha investigar nada menos do que nossa personalidade nacional através de suas raízes históricas". Raízes do Homem Cordial é uma busca em profundidade de traços definidores de nossa cordialidade. Do patriarcalismo herdado do colonizador português e da sua cultura da personalidade – oposta às relações impessoais próprias do europeu – derivam o acentuado "particularismo" solipsista (o "individualismo") e a privatização dos indivíduos (o fechamento em seu mundo privado). Trata-se, portanto, de uma situação de heteronomia, de submissão à lei do outro, ao contrário da autonomia que é a abertura para o outro, para o mundo, para a instituição de uma sociedade na qual os indivíduos obedecem à sua própria lei, na medida em que esta seja uma criação coletiva consciente. Em Raízes do Brasil faz-se uma reflexão política de singular atualidade, revelando o caráter e a ética de nosso homem cordial. O colonizador cedeu docilmente aos valores culturais de nossos indígenas e de nossos negros, mas deixou em nós algumas marcas: autoritarismo, conservantismo, negação da política, espírito anárquico e falta de coesão social. Deixou também outros traços: paternalismo condescendente, hospitalidade, generosidade, delicadeza no trato e docilidade dengosa.