Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios

As integrantes do grupo Confabulando revisitam sete contos de astúcia de diferentes origens em Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios. São histórias que fazem parte da tradição oral de diversas culturas em que o mais fraco vence o mais forte sem precisar usar a força, utilizando sua esperteza seja para tirar vantagem de uma situação ou simplesmente escapar de alguma enrascada, sem querer passar "lição de moral" e com muito humor.

Na cultura brasileira, um dos mais conhecidos representantes dessa vertente literária é Pedro Malasartes, um caipira que de bobo não tem nada e vive ludibriando os outros com sua astúcia disfarçada de ingenuidade. Mas há centenas de personagens que lembram o esperto garoto da roça brasileiro na tradição universal. É o caso do jovem pintor do primeiro conto do livro, "O retrato do rei", que, usando de sua astúcia, conseguiu o que nenhum outro artista famoso da região havia sido capaz: pintar um retrato fiel e ao mesmo tempo que agradasse a um vaidoso rei. Além de se livrar da forca, o jovem ganhou fama e foi recompensado "com uma bolsa de ouro, duas de prata, três cavalos árabes e muitos, muitos pirilampos".

No conto que dá nome ao livro, "Sapatos estragados", novamente um rapaz simplório, mas inteligente e aventureiro, leva a melhor no desafio lançado por um rei para descobrir por que os sapatos de suas 12 filhas amanheciam completamente estragados todas as manhãs, se elas haviam passado a noite toda dormindo em seu quarto. Já em "A avarenta", uma humilde empregada traça um plano para ganhar uma bolsa de moedas de prata e trinta belas galinhas da patroa pão-dura (e que escondia um importante segredo).

Um livro para crianças e adultos, especialmente aqueles que sabem que boas histórias não têm idade.