Cada perícope do texto bíblico é marcada pelos passos e atitudes dos personagens que protagonizam suas narrativas e testemunham dentro dos capítulos das quais estão inseridas, inumeráveis mensagens que podem ser extraídas de suas vidas. Esses personagens viveram seus momentos como se estivessem teatralizando para o instante em que estamos inseridos. Os imagino a olhar para o horizonte como se pudessem ver o clímax da história além de seus dias. Eles nos mandam mensagens; mensagens para o agora; decifradas pelas interpretações que lhes damos. É nessa perspectiva que se insere a presente obra; perspectiva surreal de narrativas protagonizadas por homens e mulheres sob os mais variados aspectos. O objetivo não é apenas imaginálos, mas aprender com eles em seus dias; cada qual com sua cultura e em seu tempo. Assim, a partir da reflexão bíblica, cada capítulo do livro abarca em seu conteúdo, análises filosóficas, teóricas, teológicas e devocionais, de alguns – entre outros tantos – personagens que enriquecem, com suas vidas, a constituição das Sagradas Escrituras.