Um Mar de Escolas: Mergulhos na História da Educação (1850-1980)

Este livro, que nos apresenta um espectro alargado de instituições escolares, nos conduz a importantes reflexões. Qual a importância social, cultural e política da escola no passado e no presente? Quem dela se beneficiou e quais grupos dela foram excluídos? Colocando em diálogo experiências múltiplas no tempo e no espaço (Brasil, Europa, África e América Latina nos séculos XIX e XX), os textos reunidos neste livro põem em relevo imposições, lutas e sentidos que marcaram a escolarização de crianças, jovens, adultos, mulheres, povos indígenas e tantos grupos étnicos e sociais ao longo do tempo. A diversidade das instituições e dos agentes envolvidos nesse processo instiga o cotejamento, o olhar contrastante e sensível para os conflitos, as tensões e as apropriações presentes nos tortuosos caminhos do acesso à cultura. Sim, um mar de escolas! Uma leitura necessária, instigante e prazerosa para todos que se interessam pela educação.