Um Panorama sobre a Implementação do Ensino de Música no Instituto Federal Baiano: Diversidade e Riqueza Cultural em Diferentes Campi

A publicação Um panorama sobre a implementação do ensino de música no Instituto Federal Baiano: diversidade e riqueza cultural em diferentes campi, apresenta sete diferentes relatos sobre a experiência de educadores musicais, que têm desenvolvido atividades de ensino, prática e criação em música nos campi do Instituto Federal Baiano. A coletânea descreve experiências como a de Alagoinhas, que destaca a relação entre o gosto musical dos discentes e a riqueza cultural, oriunda do repertório musical. Menciona a criação e o desenvolvimento de cursos de formação em música utilizando o canto coral, prática de conjunto instrumental e a flauta doce no campus Bom Jesus da Lapa. Traz a riqueza de um memorial afetivo, composto por duas experiências ocorridas em bandas de música em instituições de ensino. Uma relatando experiência pelo ângulo do discente e outra pela visão do docente, mencionando a descrição do processo de iniciação do projeto de banda no campus Catu, mostrando os resultados no âmbito cognitivo, musical, afetivo, psicológico e social, alcançados pelos participantes do projeto. Também se encontra discussões sobre o papel limitador dos corpos – imposto pelo tradicional modelo da escola formal, ainda em voga –, bem como, inquietações sobre como, as possibilidades do desenvolvimento de uma educação através do sensível poderiam vir a contribuir para a emancipação do corpo pelas práticas da música e da dança. De Senhor do Bonfim foram descritos os processos de ensino de música por meio do ensino coletivo de percussão, desenvolvidos em Curso Formação Inicial e Continuada de música. As contribuições do campus Serrinha revelaram a relevância do desenvolvimento de formações musicais para docentes de outras áreas do ensino e da comunidade externa. De Teixeira de Freitas foram mencionadas a importância dos processos de formação e práticas musicais relacionadas ao ensino escolar com a música afro-indígena. Citam-se possibilidades de aprendizagem por meio da utilização de sonoridades da floresta e de espaços quilombolas, ambas adaptadas ao espaço da sala de aula. Assim, esta coletânea é uma fonte para o conhecimento do ensino de música no IF Baiano e a ampliação da oferta do ensino para a comunidade externa.